Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Enrico Caruso

Enrico Caruso nasceu no dia 25 de fevereiro de 1873 em Nápoles, Itália. Considerado por Luciano Pavarotti o maior intérprete de música erudita de todos os tempos, fez sucesso tanto na Europa, quanto nas Américas, gravando pouco mais de 290 canções. Iniciou sua carreira aos 16 anos, tendo aulas de canto com Guglielmo Vergine. Terceiro de sete filhos e um dos três sobreviventes, seu pai era mecânico , e incentivou Enri a seguir os mesmos passos, o qual inclusive, chegou a trabalhar ajudando o pai em pequenos serviços. Após algum tempo, seguindo os conselhos de sua mãe, passou a frequentar a escola para tornar-se sacerdote local. Durante este período, escreveu suas primeiras canções e foi convidado a fazer parte do coro da igreja. Com a morte da mãe em 1888, viu-se obrigado a abandonar os estudos para trabalhar. Aos 18 anos,cantava pelas ruas e realizava saraus. Fazendo disso seu primeiro emprego, Enrico Caruso recebia a quantia suficiente para sobreviver e ajudar sua família.

(Na foto ao lado: Bruno Zirato, Dorothy Caruso, Enrico Caruso e Mrs. J. S. Keith) Estreou em 1895 no Teatro Nuovo, Nápoles. A partir daí, foram muitas as apresentações, nos teatros mais renomados do mundo. Porém, foi em 1900 que ele fez uma de suas apresentações mais importantes no Teatro La Scala. Ao lado de grandes figuras da ópera, tais como, Francesco Tamagno e Giuseppe Borgatti realizou um concerto inesquecível, novamente no Teatro La Scala. Um mês depois, foi contratado pela Gramophone & Typewriter Company para realizar suas primeiras gravações acústicas.Isso, contribuiu para que Caruso viajasse a Nova York e assinasse contrato com a Metropolitan Opera em 1903. Sua estreia foi no dia 23 de dezembro do mesmo ano, ao lado de Marcella Sembrich. Com a Segunda Guerra Mundial, Caruso realizou trabalhos voluntários para arrecadar fundos as vítimas da Guerra.

Pouco tempo depois, casou-se com Dorothy Parque e teve uma filha, vale ressaltar que ele já tinha 4 filhos com Ada Giachetti, destes, apenas dois sobreviveram. Fumante, deu entrada no hospital diagnosticado com pleurisia e empiema. No dia 2 de agosto, de 1921, aos 48 anos de idade, faleceu vítima de peritonite. Seus corpo foi embalsamado, e encontra se em Del Piando Cemetery. Cantor premiado e respeitado, foi homenageado até após a morte, dentre os filmes que foram feitos baseados em sua vida, destaco O Grande Caruso (The Great Caruso), de 1951, com o cantor lírico Mario Lanza como protagonista; já na parte musical, destaco a canção Caruso, de Lucio Dalla (1986). Aos interessados, deixo aqui o site oficial que contém, além da biografia, imagens e canções deste grande intérprete da música erudita.

Yorum Gönder

0 Yorumlar